• PEA: composta das pessoas que têm ocupação remunerada dentro de uma população total.
• PEI: corresponde aos que não exercem atividade remunerada dentro de uma população total.
- exemplos: CRIANÇAS QUE NÃO TRABALHAM, APOSENTADOS, IDOSOS E AS MULHERES (OU HOMENS) QUE CUIDAM DO LAR (“donas(os) de casa”).
________________________________________________________________
* A distribuição da PEA pelos setores de atividade econômica apresenta grande contraste entre os países desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.
• nos PAÍSES DESENVOLVIDOS:
- Concentração de trabalhadores no setor terciário da economia (prestação de serviços, prestação de serviços qualificados e produção de tecnologia científica – fruto da alta especialização e nível de instrução dos países desenvolvidos).
•nos PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO:
-Concentração de trabalhadores no setor terciário da economia – caracterizado pela prestação de serviços informais – comércio e prestação de serviços individualizados e em forma de consultoria informal . Ex.: ferragens, açougues, mercearias, trabalhos técnicos autônomos. E também no setor primário (agrícola).
- O ritmo de geração de empregos não acompanhou o ritmo de urbanização , o que gerou uma série de trabalhadores “subempregados”.
Aspecto semelhante entre todos os países atualmente: desemprego e aumento das taxas de desemprego. Nos países ricos ocorreu uma intensa automatização, progressos tecnológicos, transferência de indústrias/empresas para os países subdesenvolvidos – processos que eliminaram os empregos no setor secundário (industrial/empresarial), e que principalmente foram absorvidos pelo setor terciário.
• nos PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS:
- Concentração dos trabalhadores da PEA no setor PRIMÁRIO (agrícola – agricultura e agropecuária) da economia.
Ex.: produção de arroz no sudeste asiático – China, Vietnã, Laos; café (Colômbia), grãos e café (Bolívia), gado, lã e celulose (Uruguai e Paraguai).