PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS:
-Casos:
• CHINA (mesmo reduzindo suas taxas de crescimento demográfico, tem progressivo aumento da população em função de seu alto crescimento da população absoluta).
• Países Desenvolvidos - A taxa de natalidade começou a decrescer no século XIX e início do século XX (melhoria do saneamento básico, descoberta dos antibióticos e de vacinas).
• Países Desenvolvidos – problema do período: ELEVADO Nº DE IDOSOS, que representam maior encargo para a Previdência Social.
• Países SUBdesenvolvidos – taxas começaram a baixar na segunda metade do século XX.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS:
-Taxas de MORTALIDADE começaram a baixar na segunda metade do século XX, em função das melhorias médio-sanitárias ocorridas nos países DESENVOLVIDOS e ao uso de inceticidades que conbatem os agentes transmissores de doenças.
- Século XX: a URBANIZAÇÃO provocou transformações sociais (desenvovilmento urbano-industrial-comercial e aumento da oferta de empregos e educação e métodos ateconcepcionais ou contraceptivos).
- O “porém” – mudanças ocorreram apenas em países “subdesenvolvidos industrializados” (os que passaram pelas benfeitorias dessas mudanças).
- Argentina, Brasil, Coréia do Sul, Chile, México, Índia, África do Sul, Uruguai).
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS:
-Na metade SUL da ÁFRICA (África Subsaariana),SUL E SUDESTE ASIÁTICO E HAITI (América Central) os índices vegetativos (de crescimento da população) continuam elevados (porém, em queda).