sexta-feira, 29 de julho de 2011

Guerra Fria: Por que Guerra “FRIA” ?

A definição para a expressão guerra fria retrata um "conflito" (que não foi confronto direto armado) que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS.

Os 2 países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. 
Logo, ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.


1 termo explica bem este período:
 “A PAZ ARMADA”:
• As 2 potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. 


Nesta período, dois blocos militares se formaram, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros.
A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte:
(surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental;



O Pacto de Varsóvia - era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países. 



A OTAN

Definição:

* A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ou NATO (North Atlantic Treaty Organization)  é uma organização militar que se formou no ano de 1949.
É uma espécie de “braço armado da O.N.U.

Ela foi formada no contexo histórico-geográfico da Guerra Fria, como forma de combater a organização militar socialista Pacto de Varsóvia, liderada pela ex-União Soviética e integrada por países do leste europeu. A OTAN existe e atua até os dias de hoje, enquanto o Pacto de Varsóvia deixou de existir na década de 1990, com a crise do socialismo no leste europeu e o fim da União Soviética enquanto república.




Países membros:
* Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Países Baixos, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Turquia, Hungria, Polônia, República Tcheca, Bulgária, Estónia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e a Eslovênia.

Objetivos :
  * Garantir a segurança militar no continente europeu e exercer influências nas decisões geopolíticas da região.
Exemplos atuais:
Kosovo (ex-Iugoslávia); 
Chechênia (sul da rússia);
Croácia e Eslovênia (país ex-província da ex-Iugoslávia);


A “Corrida Espacial” :
EUA e URSS travaram uma disputa árdua na área de avanços tecnológicos espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área.
Isso ocorreu porque havia disputa econômica (e de mercado mundial e “clientela” e domínio de mercados subsenvolvidos, por conseqüência) entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado (capitalismo x socialismo). Em 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço.
Em 1969, o mundo todo acompanhou pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-america que mais marcou a história.




Caça às “Bruxas” (socialistas):
Os EUA liderou, nesta época, uma intensa política de combate ao socialismo em seu país e no mundo todo. Os E.U.A. usou muito o cinema ("Rambo", por exemplo), a televisão, os jornais, as propagandas, as histórias em quadrinhos e diversas outras formas de comunicação, e  divulgou uma campanha valorizando o "american way of life" (jeito americano, para os próprios, "perfeito e correto", de se viver).

 No entanto, muitos cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por defenderem idéias próximas ao socialismo ou simplesmente discordarem do "American Way of Life". O Macartismo, liderador e encabeçado pelo senador republicano estadunidense Joseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos Estados Unidos da América durante as 4 décadas da Guerra Fria.



Essa ideologia também foi imposta aos países aliados dos EUA (como o Brasil e toda a América do Sul, por exemplo), como uma forma de relacionar o socialismo com tudo que havia de ruim no mundo.

 > Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista perseguia, prendia e até matava aqueles que, por ventura, não queriam seguir as regras estabelecidas pelo governo. 
Investigação e espionagem foram bastante utilizadas de ambos os lados (como quando lembramos de diversos filmes que tratam do tema, por exemplo, identificamos isto). A espionagem dos E.U.A. cabia aos integrantes da CIA, já, os integrantes da KGB (polícia secreta russa) faziam os serviços secretos soviéticos.

"Cortina de Ferro"
• Depois da 2ª Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em duas, com áreas de ocupação divididas sob o comando dos países vencedores da 2ª Guerra. A República Democrática da Alemanha, cuja capital era Berlim (atual capital da Alemanha unificada), ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista.

A República Federal da Alemanha, que tinha capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas.


Berlim, por sua vez, foi dividida entre as 4 forças que venceram a 2ª Guerra Mundial : URSS, EUA, França e Inglaterra. No final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes : uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro". 


COMECON e Plano Marshall:



U.R.S.S. e E.U.A. construíram planos para se desenvolver economicamente :

COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.


O Plano Marshall:

* Com o término da Guerra Mundial, vários países ficaram praticamente destruídos. Era necessário muito investimento financeiro para a reconstrução destes países. A partir daí, foi criado nos Estados Unidos pelo então secretário de Estado George Marshall, um plano econômico cujo principal objetivo era possibilitar a reconstrução dos países capitalistas (pós-guerra). A ajuda foi feita, principalmente, através de empréstimos financeiros.
  O Plano Marshall foi uma forma de fortalecer o capitalismo e a hegemonia dos Estados Unidos. O Plano foi colocado em operação em 1947.

Principais objetivos do Plano Marshall:
-Promover a reconstrução a partir dos destroços dos países capitalistas destruídos na 2ª Guerra Mundial;

-
Recuperar e reorganizar a economia destes países capitalistas, aumentando o vínculo (lê-se, dependência)  com os Estados Unidos, através das relações comerciais (jogos de importações e exportações);

-
Combater os avanços do socialismo, principalmente, no leste europeu.




> Com os países capitalistas fortalecidos, ficou mais fácil e seguro para o bloco capitalista fazer frente ao socialismo durante a Guerra Fria.