Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9iz9YtC6MgFBZ6umo7rk0KSB1FxYmTLCS_xaxVqbyTC6udeYQvGhasYzTP3M8UVXOpRwgaG9jSJ9f87EJkukh8BaPsoNi_216HofK7jandpRp-2a_4MlTi0HmX9f4jlQL0wVnUAJMxHs/s1600/paises+membros+da+OTAN.png
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Guerra Fria: Por que Guerra “FRIA” ?
•A definição para a expressão guerra fria retrata um "conflito" (que não foi confronto direto armado) que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS.
• Os 2 países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra.
• Logo, ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.
•1 termo explica bem este período:
“A PAZ ARMADA”:
• As 2 potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo.
• Nesta período, dois blocos militares se formaram, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros.
• A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte:
(surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental;
•O Pacto de Varsóvia - era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países.
A OTAN
Definição:
* A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ou NATO (North Atlantic Treaty Organization) é uma organização militar que se formou no ano de 1949.
* A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ou NATO (North Atlantic Treaty Organization) é uma organização militar que se formou no ano de 1949.
• É uma espécie de “braço armado da O.N.U.
Países membros:
Objetivos :
* Garantir a segurança militar no continente europeu e exercer influências nas decisões geopolíticas da região.
Exemplos atuais:
Kosovo (ex-Iugoslávia);
Chechênia (sul da rússia);
Croácia e Eslovênia (país ex-província da ex-Iugoslávia);
A “Corrida Espacial” :
• EUA e URSS travaram uma disputa árdua na área de avanços tecnológicos espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área.
• Isso ocorreu porque havia disputa econômica (e de mercado mundial e “clientela” e domínio de mercados subsenvolvidos, por conseqüência) entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado (capitalismo x socialismo). Em 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço.
•
• Em 1969, o mundo todo acompanhou pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-america que mais marcou a história.
Caça às “Bruxas” (socialistas):
•Os EUA liderou, nesta época, uma intensa política de combate ao socialismo em seu país e no mundo todo. Os E.U.A. usou muito o cinema ("Rambo", por exemplo), a televisão, os jornais, as propagandas, as histórias em quadrinhos e diversas outras formas de comunicação, e divulgou uma campanha valorizando o "american way of life" (jeito americano, para os próprios, "perfeito e correto", de se viver).
• No entanto, muitos cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por defenderem idéias próximas ao socialismo ou simplesmente discordarem do "American Way of Life". “O Macartismo”, liderador e encabeçado pelo senador republicano estadunidense Joseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos Estados Unidos da América durante as 4 décadas da Guerra Fria.
• Essa ideologia também foi imposta aos países aliados dos EUA (como o Brasil e toda a América do Sul, por exemplo), como uma forma de relacionar o socialismo com tudo que havia de ruim no mundo.
Investigação e espionagem foram bastante utilizadas de ambos os lados (como quando lembramos de diversos filmes que tratam do tema, por exemplo, identificamos isto). A espionagem dos E.U.A. cabia aos integrantes da CIA, já, os integrantes da KGB (polícia secreta russa) faziam os serviços secretos soviéticos.
"Cortina de Ferro"
• Depois da 2ª Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em duas, com áreas de ocupação divididas sob o comando dos países vencedores da 2ª Guerra. A República Democrática da Alemanha, cuja capital era Berlim (atual capital da Alemanha unificada), ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista.
• A República Federal da Alemanha, que tinha capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas.
• Berlim, por sua vez, foi dividida entre as 4 forças que venceram a 2ª Guerra Mundial : URSS, EUA, França e Inglaterra. No final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes : uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro".
•U.R.S.S. e E.U.A. construíram planos para se desenvolver economicamente :
•COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.
O Plano Marshall:
* Com o término da 2ª Guerra Mundial, vários países ficaram praticamente destruídos. Era necessário muito investimento financeiro para a reconstrução destes países. A partir daí, foi criado nos Estados Unidos pelo então secretário de Estado George Marshall, um plano econômico cujo principal objetivo era possibilitar a reconstrução dos países capitalistas (pós-guerra). A ajuda foi feita, principalmente, através de empréstimos financeiros.
O Plano Marshall foi uma forma de fortalecer o capitalismo e a hegemonia dos Estados Unidos. O Plano foi colocado em operação em 1947.
Principais objetivos do Plano Marshall:
-Promover a reconstrução a partir dos destroços dos países capitalistas destruídos na 2ª Guerra Mundial;
- Recuperar e reorganizar a economia destes países capitalistas, aumentando o vínculo (lê-se, dependência) com os Estados Unidos, através das relações comerciais (jogos de importações e exportações);
- Combater os avanços do socialismo, principalmente, no leste europeu.
> Com os países capitalistas fortalecidos, ficou mais fácil e seguro para o bloco capitalista fazer frente ao socialismo durante a Guerra Fria.
Taxas de povoamento e fome (Mundo - 2000) - diretamente proporcionais
População Economicamente Ativa e Inativa
• PEA: composta das pessoas que têm ocupação remunerada dentro de uma população total.
• PEI: corresponde aos que não exercem atividade remunerada dentro de uma população total.
- exemplos: CRIANÇAS QUE NÃO TRABALHAM, APOSENTADOS, IDOSOS E AS MULHERES (OU HOMENS) QUE CUIDAM DO LAR (“donas(os) de casa”).
________________________________________________________________
* A distribuição da PEA pelos setores de atividade econômica apresenta grande contraste entre os países desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.
• nos PAÍSES DESENVOLVIDOS:
- Concentração de trabalhadores no setor terciário da economia (prestação de serviços, prestação de serviços qualificados e produção de tecnologia científica – fruto da alta especialização e nível de instrução dos países desenvolvidos).
•nos PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO:
-Concentração de trabalhadores no setor terciário da economia – caracterizado pela prestação de serviços informais – comércio e prestação de serviços individualizados e em forma de consultoria informal . Ex.: ferragens, açougues, mercearias, trabalhos técnicos autônomos. E também no setor primário (agrícola).
- O ritmo de geração de empregos não acompanhou o ritmo de urbanização , o que gerou uma série de trabalhadores “subempregados”.
Aspecto semelhante entre todos os países atualmente: desemprego e aumento das taxas de desemprego. Nos países ricos ocorreu uma intensa automatização, progressos tecnológicos, transferência de indústrias/empresas para os países subdesenvolvidos – processos que eliminaram os empregos no setor secundário (industrial/empresarial), e que principalmente foram absorvidos pelo setor terciário.
• nos PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS:
- Concentração dos trabalhadores da PEA no setor PRIMÁRIO (agrícola – agricultura e agropecuária) da economia.
Ex.: produção de arroz no sudeste asiático – China, Vietnã, Laos; café (Colômbia), grãos e café (Bolívia), gado, lã e celulose (Uruguai e Paraguai).
Características Gerais da População Mundial
-A população mundial sofreu ENVELHECIMENTO:
•Projeções da ONU indicam que o nº de pessoas com mais de 60 anos triplicará, passando de 606 milhões em 2000 para 2 bilhões em 2050.
•Países hoje com o maior nº de idosos: Japão, Itália e Suíça. Espanha e Eslovênia possuem o maior índice de envelhecimento.
• Maior nº de jovens: Iêmen (Oriente Médio), Níger (África) e Uganda (África). Dos 10 primeiros, até 2050, 9 serão países africanos.
-A população mundial sofreu ENVELHECIMENTO:
* Supostos problemas: Idosos tornam-se encargos (custos, gastos) para os estados.
> 2002: Madrid, Espanha – Assembléia Mundial das Nações Unidas sobre o Envelhecimento:
Objetivo: determinar medidas para que o idoso não seja visto como um encargo, o que resultou no “Plano Internacional de Ação para o Envelhecimento”.
• Portanto, de maneira geral, as pessoas estão vivendo mais e melhor (no entanto, isso não anula o fato da maioria da população mundial viver sob condições paupérrimas). Desta forma, os idosos contribuem com sua experiência para assumir importantes papéis no mercado de trabalho.
Crescimento Demográfico e Meio Ambiente - II
CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO – 1972:
-Trouxe a discussão o fato de que, em algumas regiões, a densidade populacional foi favorável para o desenvolvimento econômico e em outras, ao contrário, causos dificuldades para o crescimento das economias.
________________________________________________________________
- Assim, desde a década de 1940 até hoje, houve um avanço na evolução das preocupação na relação entre a humanidade e o meio ambiente.
Crescimento Demográfico e Meio Ambiente
- Se traduz na preocupação de se conseguir um “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ”.
• DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: níveis de crescimento econômico que respeitem a natureza, preservando-a para as gerações futuras.
• 1947: com a criação da ONU, foi criada a COMISSÃO DA POPULAÇÃO – com a preocupação restrita a recursos naturais (alimentos e água) para sustentar a população que crescia.
• década de 1970: consciência dos efeitos do crescimento populacional sobre a população:
- CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO - 1972
Fases de Transição demográfica
1. O REGIME DEMOGRÁFICO PRIMITIVO, até meados do século XVIII, caracterizou-se por um ritmo crescimento populacional lento. Tanto a taxa de natalidade, como a de mortalidade apresentam valores elevados, pelo que o nascimento é fraco.
2. A REVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA, desde meados do século XVIII até à Segunda Guerra Mundial, caracterizou-se por um rápido crescimento da população mundial. A taxa de mortalidade sofreu uma acentuada redução, em particular nos países industrializados, enquanto a taxa de natalidade se manteve elevada.
3. A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA, iniciada após a Segunda Guerra Mundial (1945), corresponde à fase de maior crescimento populacional da História da Humanidade. A descida da taxa de mortalidade em todo o Mundo e a manutenção de altas taxas de natalidade na maior parte das regiões menos desenvolvidas provocaram um crescimento da população mundial muito rápido.
Crescimento Demográfico no Mundo
PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS:
-Casos:
• CHINA (mesmo reduzindo suas taxas de crescimento demográfico, tem progressivo aumento da população em função de seu alto crescimento da população absoluta).
• Países Desenvolvidos - A taxa de natalidade começou a decrescer no século XIX e início do século XX (melhoria do saneamento básico, descoberta dos antibióticos e de vacinas).
• Países Desenvolvidos – problema do período: ELEVADO Nº DE IDOSOS, que representam maior encargo para a Previdência Social.
• Países SUBdesenvolvidos – taxas começaram a baixar na segunda metade do século XX.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS:
-Taxas de MORTALIDADE começaram a baixar na segunda metade do século XX, em função das melhorias médio-sanitárias ocorridas nos países DESENVOLVIDOS e ao uso de inceticidades que conbatem os agentes transmissores de doenças.
- Século XX: a URBANIZAÇÃO provocou transformações sociais (desenvovilmento urbano-industrial-comercial e aumento da oferta de empregos e educação e métodos ateconcepcionais ou contraceptivos).
- O “porém” – mudanças ocorreram apenas em países “subdesenvolvidos industrializados” (os que passaram pelas benfeitorias dessas mudanças).
- Argentina, Brasil, Coréia do Sul, Chile, México, Índia, África do Sul, Uruguai).
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS:
-Na metade SUL da ÁFRICA (África Subsaariana),SUL E SUDESTE ASIÁTICO E HAITI (América Central) os índices vegetativos (de crescimento da população) continuam elevados (porém, em queda).
Assinar:
Postagens (Atom)